Parceria entre marcas e sociedade civil doa mil kits de absorventes na Maré

A ONG Absorvendo Amor, a Inciclo, empresa produtora de absorventes reutilizáveis fundada pela obstetriz Mariana Betioli, a marca de roupas Cantão e o Núcleo Meninas do Brasil, do Grupo Mulheres do Brasil Rio de Janeiro, realizaram uma campanha muito bacana, que culminou com a entrega de 1000 absorventes reutilizáveis em um evento no Complexo da Maré, no dia 18 de setembro. Estas questões femininas passaram a ser uma das causas da Shopping de Comunicação desde 2016, quando trabalhamos para a cientista política, professora, socióloga e ambientalista Aspásia Camargo. “Fiz doutorado na Sorbonne, na década de 60, sempre achei que mulheres eram iguais aos homens e agora, mais de 50 anos depois, entro em todas as lutas de mulheres porque não somos iguais. As oportunidades em pleno século XXI ainda são completamente diferentes”, ensinou a cliente. Logo em seguida deste trabalho, em 2017, a fundadora do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, deu início ao núcleo Rio de Janeiro e nossa líder, Malu Fernandes, logo se engajou na liderança da Comunicação.

De lá para cá houve diversos momentos: passeata de combate à violência contra a mulher, no Aterro do Flamengo, reunião sobre este tema na casa da líder do núcleo à época, Michele Pin, palestras, encontros presenciais e online, ida à Mangueira com a líder Célia Domingues, limpeza da Sapucaí na abertura do Carnaval e, neste ano, o Movimento Unidos Pela Vacina, entre outros. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a ter todos os municípios amadrinhados por alguma empresa.

Na campanha liderada pelas quatro organizações, ao comprar qualquer peça online, os clientes do Cantão doaram os kits da Inciclo (2 diurnos e 1 noturno). A jornalista Anna Maria Ramalho achou relevante noticiar a ação em sua coluna. Confira a notícia no link: Empresas, ongs e consumidores se engajam para ajudar meninas em vulnerabilidade menstrual | Portal Anna Ramalho

O problema da desigualdade menstrual é “uma questão de saúde pública, afinal pode originar danos psicológicos ou físicos para as mulheres”, explica Célia Regina Carvalhal, psicóloga e a líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil Rio de Janeiro em conversa com Tatiana Giglio, coordenadora de comunicação da loja Cantão. Foi por meio dessa conversa que a coordenadora conheceu o projeto Absorvendo Amor.

Desde 2018, a Absorvendo Amor, liderada pela estudante Constanza del Posso, de 17 anos, à frente das Meninas do Brasil, disponibiliza produtos de higiene íntima de qualidade para alunas das escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ONG objetiva garantir que meninas em estado de vulnerabilidade tenham acesso a absorventes e promover a conversa sobre o grande problema que a desigualdade menstrual representa, assim como quebrar o tabu existente em relação à menstruação.

O site da ONG expõe dados impressionantes que retratam essa situação: segundo uma pesquisa realizada pela marca de absorventes Sempre Livre, 26% das entrevistadas na faixa dos 15 aos 17 anos afirmaram não ter acesso aos itens de higiene relacionados à menstruação, ilustrando esse cenário sanitário catastrófico. Além disso, em pesquisa encomendada pela marca Always e realizada pela Toluna, 37% das mulheres entrevistadas afirmaram ter vergonha da sua menstruação. Absorvendo Amor já impactou mais de 8, 5 mil mulheres, doou mais de 140 mil absorventes, além de, apenas no período da pandemia, ter arrecadado R$ 37 mil.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 e hoje reúne 90 mil mulheres em todos os estados brasileiros, com 177 núcleos no Brasil e 39 no exterior, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para as mulheres.

Mais Vívida entra na campanha “Velhice não é doença”

É um absurdo a OMS (Organização Mundial de Saúde) querer transformar velhice em doença! E é muito bacana estarmos dentro destes ecossistemas e trabalharmos para as empresas com o que mais gostamos de fazer, conexão com stakeholders e engajamento em causas. A Mais Vívida faz live hoje às 18h, em seu Instagram (@mais_vivida), com o jornalista Mauro Wainstock, colunista da Exame, sócio do HUB 40+ e Linked In TOP VOICE, com quem conectamos a startup. Sabe qual será o assunto? Linked In para os 60+!!! Siiim, Linked In para os 60+. A Mais Vívida é uma plataforma que faz o match entre jovens e 60+ para compartilhamento de conhecimentos de tecnologia foi acelerada pela Igloo, Samsung Ocean e Yunus Negócios Sociais, recebeu o prêmio de TOP 10 Promissoras pelo Aging 2.0, foi eleita uma das startups para serem observadas pelo TOP VOICE do LinkedIn Gustavo Caetano e acaba de receber investimento da Bossa Nova Investimentos, o maior fundo de microventure capital da América Latina, através do qual sou investidora na empresa.

A série de 10 lives, iniciada ontem com o membro da Academia Brasileira de Medicina e gerontólogo Alexandre Kalache, abordará temas que envolvem saúde, empreendedorismo, trabalho e lifestyle. Por que isso tudo? Porque a Nova Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS) passará a incluir, a partir de janeiro de 2022, a “velhice” entre os problemas de saúde. A CID11, que traz o código MG2A, irá diagnosticar “velhice” e substituir “senilidade”, termo utilizado atualmente, ou seja, “velhice” passa a ser considerada oficialmente uma doença.

Esta tomada de decisão está sendo alvo de críticas – com toda razão. Em 2015, a Convenção Interamericana Sobre a Proteção Dos Direitos Humanos dos Idosos determinou o envelhecimento como o “processo gradual que se desenvolve durante o curso de vida e que implica alterações biológicas, fisiológicas, psicossociais e funcionais de várias consequências, as quais se associam com interações dinâmicas e permanentes entre o sujeito e seu meio”.

Esta mudança é um retrocesso gigante nos direitos humanos dos idosos, que já sofrem com um estigma imposto pela sociedade. Além desta alteração na CID poder contribuir com o preconceito contra idosos, esta decisão poderá desenfrear uma série de dificuldades no mundo inteiro. No Brasil, a idade para ser considerado “velho” é a partir dos 60 anos e, na Itália, por exemplo, é definido como idosa a pessoa a partir dos 75 anos. Um ponto importante é que as mortes de pacientes acima dos 60 anos será tratada com o CID “velhice”. Isso resultaria em um atraso enorme nos dados epidemiológicos, trazendo perda de informações extremamente relevantes que ajudam a identificar e tratar doenças associadas ao envelhecimento.

O envelhecimento não é algo generalizado, não existe uma única velhice. A CID11, de forma indireta, contribui para o que chamamos de “Ageismo” e se mostra na contramão em uma sociedade que busca promover uma longevidade ativa e saudável. Existem idosos que estão impactados por doenças sim, mas há aqueles que vivem de forma independente, os que trabalham e os que estão começando agora a realizar seus sonhos!

Site das Lojas Renner volta ao ar após 48 horas

O site oficial da Lojas Renner ficou indisponível por 48h desde a tarde de 19 de agosto, devido a um ataque de sequestro digital através de uma infecção com ransomware, um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Este “vírus sequestrador” age de forma codificada, lendo os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não consiga mais acessá-lo.
A empresa negou pagar o resgate no valor de US$ 1 bilhão para liberação do site, cerca de R$ 5,4 milhões de reais. Ainda não há confirmação de qual ransomware foi usado, mas especialistas apontam que pode se tratar do Defray777, que se baseia em linhas de código do Linux para enumerar e criptografar pastas. A empresa foi rápida na divulgação de uma resposta. “Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já reestabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas.” Esta é uma das primeiras técnicas de gerenciamento de crises, uma das áreas em que atuamos na Shopping de Comunicação.
Por maior e melhor que seja uma empresa, é impossível que não aconteça algum momento de tensão. Porém, em alguns casos – inclusive este – a turbulência é imprevisível, por isso, estar preparado é fundamental para evitar comprometimentos na imagem da organização.
A Renner não se pronunciou em suas redes sociais sobre o ataque cibernético, apenas uma mensagem em seu site oficial dizendo que está com uma indisponibilidade no sistema e que está trabalhando para voltar ao normal. Acompanharemos o caso porque sempre há aprendizados que podem ser úteis em treinamentos aos clientes. O assunto foi notícia em todos os principais veículos de mídia brasileiros: UOL, G1, Zero Hora, Exame e Estadão, entre outros.
Estratégia, relacionamento com a imprensa, monitoramento de mídias sociais e clipping são essenciais para um bom gerenciamento de crise. Não se trata de zerar problemas e sim de minimizar o impacto da crise.

Cia Deborah Colker impacta 40 milhões de pessoas

Este foi um ano difícil devido à pior crise financeira do Brasil mas muitas empresas avançaram. Entretanto, o resultado do trabalho da Companhia de Dança Deborah Colker foi impressionante. O tour de Cão Sem Plumas por duas cidades dos Estados Unidos – Washington e Pittsburgh – obteve inserções em impressos e veículos de internet, com destaque para s matéria publicada no Washington Post, um dos mais importantes do mundo. Quase 40 milhões de pessoas foram impactadas com tantas matérias no Brasil e no exterior além de anúncios e redes sociais. Cobertura 100% positiva com patrocínio da Petrobras. Há mais de cinco anos fazemos estas mensurações para eles. #VamboraBrasi

A Swiss company launches the worldwide platform for lawyers, the new venture debuts in Brazil

I love working for start up companies because I use all I have studied: Media, Marketing, Business, PR and Law and I love when I find young entrepreneurs full of energy and ideias forecasting business opportunities in Brazil. The responsibility is big because the client came indicated by one of the country largest companies'Director. The innovation is that Tech Vanguard Sarl launches roundlaw, a different worldwide directory of lawyers covering 70 countries. Brazil will be the first to join the platform, where only five lawyers per legal specialty for each city will be selected for admission to the directory with strict and objective qualifying criteria. The concept behind roundlaw originated when a 24 years old digital entrepreneur Elizaveta Uvarova was looking for a corporate lawyer in order to get legal advice and was unable to do so given exiting directory tools. “There are over 240,000 lawyers in São Paulo alone, and it was even harder because every one of them was telling me they were the best in the city,” Uvarova jokes. “How was I supposed to choose?” The concept of carefully selecting a few from a wide collection of possibilities has been applied to online marketplaces to such great success that it has now redefined the way consumers interact not only with technology but with the products or services they are seeking. Uvarova applied this concept to lawyer services selection to solve her problem and the result was Roundlaw. Roundlaw is the world’s first and most exclusive directory of verified lawyers. Roundlaw introduces a new concept in directory services. Unlike other directories that list countless entries under multiples of legal categories, Roundlaw will list a maximum number of 5 Lawyers per legal specialty per city based on the objective criteria. Uvarova has set the maximum number of entries under each legal proficiency in each city to 5, as she insists, this is enough to chose from, if the entrants are pre verified. To be included in the directory lawyers need to submit an application form to roundlaw that will need to include details of their proficiency (such as for example documentary evidence of degrees, certifications, or publications that the applicant has authored). The application will be reviewed and verified by a team of lawyers who will check details and verify proficiency claims. Only after passing through this selection process and provided they are one of the first five to submit an application that adheres to the standards set out by roundlaw, will entries be included in the directory. Roundlaw began accepting submissions for entry to the Brazil directory on the 19th April. Lawyers are encouraged to visit the site, download and prepare the form and be ready to mark their territory by submitting their application form. There is a real race in the application process, as once verified, all things being equal, applicants who submitted first will be selected over others. Roundlaw is startup created by Tech Vanguard in partnership with a team of Swiss lawyers in order to provide the most simple and innovative way of searching for legal services. Roundlaw is a concept directory and no other like it exists in the world. It provides users a verified curated selection of lawyers worldwide. It is extremely exclusive considering that for example, it provides a listed divorce lawyer in San Paolo the privileged opportunity to be one of just 5 listed divorce lawyers in that city. “Mark your territory as soon as the hour strikes in Brazil!” an advice from the Founder.

Bastidores de um primeiro contato comercial

Recebi um contato que nem responderia com tanto pensamento positivo se não estivesse pensando na recolocação de tantos amigos e em ajudá-los a ver a quantidade infinita de possibilidades que existem aqui fora. 
  
- "Gostaria de saber se vocês atuam com AI no segmento xxx. Pretendo mudar a atual AI visando nova forma de trabalhar", enviou por email.
- "Fulano, grata pelo contato. Podemos conversar no dia 17 ou 18?", respondi 15 minutos depois. 
 
- "Obrigado pelo rápido retorno. Gostaria de receber, via e-mail, uma proposta para prestação de serviço de AI visando a divulgação de xxx", explicou.  E aí detalhou um pouco...
 
 
- "Não necessitamos de serviços de gestão de mídia social, de RP, gestão de crise ou criação, pois o foco da atividade incumbida a AI é a divulgação de xxx. Contudo o fornecimento de clipping é vital para mensuração dos serviços. Se possível, enviar proposta até o final da presente semana pois a intenção é contratar no mês de Outubro", adicionou.
 
- "Só mandamos proposta após uma reunião presencial ou por skype/ whattsapp para análise das reais necessidades e dimensionamento do trabalho. Estamos à disposição. Certa de sua compreensão, atenciosamente".
Conclusão: já estamos agendando e o amigo que está na entressafra irá comigo. Começo junto e depois ele vai sozinho, vai com Deus e eu só ajudando no coaching, se ele precisar, porque me identifico mais com a área empresarial e em que eu possa usar tudo o que estudei de Imprensa, Marketing, Administração, Comunicação Empresarial e Direito. VQV, se todos que puderem participarem desta economia colaborativa, daqui a pouco todos os amigos feras estarão com trabalhos de novo. Esta é a era da trababilidade. 

Vicente Nunes, editor do Correio Braziliense: "Não há como abrir espaço para assuntos irrelevantes"

Tive hoje uma reunião com um cliente que me sugeriu algumas vezes:

- "Isso aqui dá pauta", indicou o diretor da empresa...
- "Olha, este assunto aqui dá uma bela matéria", complementou...

Ouvi calmamente mas o Vicente Nunes, editor de Economia do Correio Braziliense, explica melhor o momento que o país está passando em cinco linhas do que eu em cinco minutos. Vou usar estas informações em um Media Training nesta semana, Vicente, fica tranquilo.

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Aos que não conseguiram ampliar:
"Sem noção
Muito se fala que os jornais impressos terão que se reinventar para sobreviverem em um ambiente muito hostil. Concordo plenamente. Ainda fazemos jornal seguindo o modelo dos anos de 1990. Um absurdo. 
Mas é inacreditável a quantidade de assessores de imprensa que ligam para os jornais oferecendo pautas sem pé nem cabeça, de lançamento de produtos, de gestor que tem dica para isso e aquilo.
Cá para nós, os jornais estão pequenos demais para publicarem qualquer coisa. Papel custa caro. Com o país em crise, a economia derretendo, tantas notícias importantes, não há como abrir espaço para assuntos irrelevantes. Quem quer falar sobre seus novos produtos deve anunciar. Simples assim. ‪#‎prontofalei‬"

Assessoria de Imprensa como alavanca para empreendedores

 

 
 
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malu

alex pinheiro





Debater as melhores práticas em assessoria de imprensa e como lidar com a imprensa para alavancar empresas start up, negócios empreendedores, consultorias, pequenas e médias empresas. Este é o objetivo do painel “Assessoria de Imprensa para MPE”, que será realizado na BQ Escritórios, na Rua São José, 40, Centro, Rio de Janeiro, no dia 19 de julho, das 9h30 às 11h30. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas através de inscrições no site www.clubeconhecimento.com.br.

“Queremos conversar com empreendedores, consultores, advogados, donos de pequenos e médios negócios sobre nossas experiências e ajudá-los a desenvolver seus negócios”, antecipa Kiki Lessa, economista, fundadora da BQ Escritórios, pioneira em escritórios virtuais no Rio de Janeiro. Hoje gerencia 2.500 m2. de escritórios mobiliados para aluguel como uso eventual ou permanente e aluguel de salas para treinamento no Rio de Janeiro e em Macaé. Em 2012 cresceu 62%.

“Sou empreendedora e adoro trabalhar com empreendedores”, complementa Malu Fernandes, jornalista que faz consultoria em relacionamento com a imprensa desde 1994. Atuou em veículos como TV Globo, Rádio Globo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, onde ganhou um Prêmio Esso. Tem experiência em grandes empresas como Bradesco Seguros, FMC Technologies e Petrobras, onde gerenciou a crise da CPI pela CDN. Uma de suas tarefas era produzir textos e auditoria do Blog Fatos e Dados, premiado com o Gold Quill Awards 2010 pela International Association of Business Communicators.


Um dos mais esperados do evento é Alex Pinheiro, fundador e CEO da EDUMOBI, uma empresa Abril Educação. Empreendedor, fundou, foi sócio ou liderou várias empresas de sucesso, tais como GOL Mobile, Wiz Technologies, Hands e  Via Global, a primeira empresa investida do Fundo de Internet, listado na BOVESPA, IP.COM (2000-2005), gerido pela Invent. Acumula prêmios nacionais e internacionais, entre eles: BREW 2004 - FINALIST Best Communication Application (WMAIL2.0), VIVO AWARDS 2004 - Most downloaded Game (PENALTI), 3G CDMA Industry Achievement Award 2004 - Most Innovative Aplication of Music/Audio (CRAZY TONES), BREW 2005 - FINALIST - Best Location Based Service Application (VIVO LOCALIZA) e INFO 2005 - Best Mobile Service (VIVO LOCALIZA).

Liberdade de imprensa e inviolabilidade da honra e da intimidade: o conflito entre o direito individual e o coletivo

Veja o que o STJ publicou sobre a liberdade de imprensa x conflito entre o direito individual e o coletivo.  http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=109844. Depois comento mais porque o período está acabando e tenho seis provas pela frente.
Pela legalidade, segurança jurídica e respeito à Constituição, se você é jornalista, vote em nossa chapa, a Chapa 1 - Linha Direta Com Os Jornalistas. Saiba mais no link abaixo. Se não é, envie para seus amigos. 
Quem somos nós:
 
Presidente: Bruno Cruz
Vice-presidente: Andrei Bastos
1º tesoureiro: Marcos Pereira
2º tesoureiro: Rosayne Macedo
Secretário-geral: Terezinha Santos
Conselho fiscal: Maurílio Ferreira, Bette Romero, Sônia Fassini
Delegados na Fenaj: Ilza Araújo, Miro Nunes
Suplentes: Marília Ferreira, Malu Fernandes, Carmen Pereira, Sandra Martins, Mônica Coronel

Comissão de Ética: Iara Cruz, Cristina Miguez, Márcio Ferreira, Luís Carlos Bitt, Françoise Vernot

Descomplicando a vida...

Nesta semana participei de duas palestras bem interessantes na Universidade Cândido Mendes. Duas boas notícias: a juiza Andréa Pachá, que não via há mais de 20 anos, falou muito bem na simulação de uma audiência sobre um caso de seu livro “A Vida não é Justa” e mostrou com clareza como tem simplificado a linguagem judicial para que seja mais bem compreendida por toda sociedade. Antes da do Ministro do STF Luiz Fux eu chorei. Sempre choro com o Hino Nacional. Ele também abordou a necessidade de informar mais a população sobre o Direito. A palestra era para antecipar o que deverá ser o novo Código de Processo Civil. "O novo renascer do Direito no Brasil", segundo ele, privilegiará mediação, conciliação e ações coletivas e reduzirá à metade o tempo de duração das ações nos tribunais. É aquela história: se me perguntassem o que eu faria se tivesse a minha experiência e 20 anos a menos,  roubaria as palavras de um ex-presidente da Intel e diria que me preocuparia menos em ver em onde vou chegar e mais em ver se estou no caminho. O caminho neste caso é só de ida: justiça acessível a todos no menor tempo possível com decisões compreensíveis por todos nós brasileiros e que representem os anseios da sociedade que queremos construir.

Mais Artigos...

  • Seis livros escritos para clientes.
  • Mensuração de resultados em Marketing: Esplendores do Vaticano, O Mágico de Oz, Tudo por Um Por Star, Kirov, O Rei Leão, Débora Colker, Barbaridade e vários outros.
  • A Árvore de Natal da Bradesco Seguros, a maior árvore de Natal flutuante do mundo, passa a ser notícia no mundo.
  • Cristo redentor é eleito uma maravilha do mundo moderno com 800 mil votos, o terceiro mais votado.
  • Mais de 130 juízes eleitorais treinados.