Parceria entre marcas e sociedade civil doa mil kits de absorventes na Maré

A ONG Absorvendo Amor, a Inciclo, empresa produtora de absorventes reutilizáveis fundada pela obstetriz Mariana Betioli, a marca de roupas Cantão e o Núcleo Meninas do Brasil, do Grupo Mulheres do Brasil Rio de Janeiro, realizaram uma campanha muito bacana, que culminou com a entrega de 1000 absorventes reutilizáveis em um evento no Complexo da Maré, no dia 18 de setembro. Estas questões femininas passaram a ser uma das causas da Shopping de Comunicação desde 2016, quando trabalhamos para a cientista política, professora, socióloga e ambientalista Aspásia Camargo. “Fiz doutorado na Sorbonne, na década de 60, sempre achei que mulheres eram iguais aos homens e agora, mais de 50 anos depois, entro em todas as lutas de mulheres porque não somos iguais. As oportunidades em pleno século XXI ainda são completamente diferentes”, ensinou a cliente. Logo em seguida deste trabalho, em 2017, a fundadora do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, deu início ao núcleo Rio de Janeiro e nossa líder, Malu Fernandes, logo se engajou na liderança da Comunicação.

De lá para cá houve diversos momentos: passeata de combate à violência contra a mulher, no Aterro do Flamengo, reunião sobre este tema na casa da líder do núcleo à época, Michele Pin, palestras, encontros presenciais e online, ida à Mangueira com a líder Célia Domingues, limpeza da Sapucaí na abertura do Carnaval e, neste ano, o Movimento Unidos Pela Vacina, entre outros. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a ter todos os municípios amadrinhados por alguma empresa.

Na campanha liderada pelas quatro organizações, ao comprar qualquer peça online, os clientes do Cantão doaram os kits da Inciclo (2 diurnos e 1 noturno). A jornalista Anna Maria Ramalho achou relevante noticiar a ação em sua coluna. Confira a notícia no link: Empresas, ongs e consumidores se engajam para ajudar meninas em vulnerabilidade menstrual | Portal Anna Ramalho

O problema da desigualdade menstrual é “uma questão de saúde pública, afinal pode originar danos psicológicos ou físicos para as mulheres”, explica Célia Regina Carvalhal, psicóloga e a líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil Rio de Janeiro em conversa com Tatiana Giglio, coordenadora de comunicação da loja Cantão. Foi por meio dessa conversa que a coordenadora conheceu o projeto Absorvendo Amor.

Desde 2018, a Absorvendo Amor, liderada pela estudante Constanza del Posso, de 17 anos, à frente das Meninas do Brasil, disponibiliza produtos de higiene íntima de qualidade para alunas das escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ONG objetiva garantir que meninas em estado de vulnerabilidade tenham acesso a absorventes e promover a conversa sobre o grande problema que a desigualdade menstrual representa, assim como quebrar o tabu existente em relação à menstruação.

O site da ONG expõe dados impressionantes que retratam essa situação: segundo uma pesquisa realizada pela marca de absorventes Sempre Livre, 26% das entrevistadas na faixa dos 15 aos 17 anos afirmaram não ter acesso aos itens de higiene relacionados à menstruação, ilustrando esse cenário sanitário catastrófico. Além disso, em pesquisa encomendada pela marca Always e realizada pela Toluna, 37% das mulheres entrevistadas afirmaram ter vergonha da sua menstruação. Absorvendo Amor já impactou mais de 8, 5 mil mulheres, doou mais de 140 mil absorventes, além de, apenas no período da pandemia, ter arrecadado R$ 37 mil.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 e hoje reúne 90 mil mulheres em todos os estados brasileiros, com 177 núcleos no Brasil e 39 no exterior, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para as mulheres.

  • Mais de 130 juízes eleitorais treinados.
  • Mensuração de resultados em Marketing: Esplendores do Vaticano, O Mágico de Oz, Tudo por Um Por Star, Kirov, O Rei Leão, Débora Colker, Barbaridade e vários outros.
  • Cristo redentor é eleito uma maravilha do mundo moderno com 800 mil votos, o terceiro mais votado.
  • Seis livros escritos para clientes.
  • A Árvore de Natal da Bradesco Seguros, a maior árvore de Natal flutuante do mundo, passa a ser notícia no mundo.