Case Orga Systems

Por indicação da A4, em 2003, comecei a trabalhar com a Orga Systems, empresa alemã líder em sistema de billing em tempo real para Telecom. Após experiências bem-sucedidas de relacionamento com a imprensa, a empresa ampliou a prestação de serviços para organização de eventos comemorativos de premiação dos melhores vendedores, realizados em 2007. Em julho de 2008, coordenei para eles um evento internacional com presença de clientes da Argentina, Chile, Nicarágua e vários países.“Tenho imenso prazer em lhe dar feedback das atividades e organização tendo em consideração os comentários e dos participantes. Toda a parte de organização correu bem, sendo muito elogiados os transportes, segurança e os guias. Os pontos altos foram, para a maioria, o salto da Pedra da Gávea e a festa com a escola de samba, a caipirinha e os retratos”, comentou Patricia Lopes, Diretora Geral da Orga.

Case VIVO

A VIVO, controlada pelos Grupos Portugal Telecom e Telefónica Móviles, é a maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul, com 30 milhões de clientes em todo o Brasil. A empresa é líder no mercado individual e também no segmento corporativo, para o qual fornece soluções por meio da unidade de negócios VIVO Empresas. Liderei o start up da empresa no Rio de Janeiro nos dois primeiros anos, entre 2003 e 2005, contratada pela A4 Comunicacao, que tem a conta nacional da operadora. “Malu trabalha com metas mensuráveis e as persegue com ética e perseverança. Durante estes dois anos fiquei tranqüilo no Rio de Janeiro e pude me focar em estados e clientes mais problemáticos”, elogia Paulo Figueiredo, sócio-diretor A4 Comunicação.

Furnas

FURNAS é uma das maiores empresas do Brasil e conta, hoje, com um complexo de onze usinas hidrelétricas, duas termelétricas, 19.277,5 km de linhas de transmissão e 46 subestações. Em 96 comecei a trabalhar com Luiz Soares, na Superintendência de Comunicação, que me conheceu quando trabalhava para a Universidade Veiga de Almeida. Quando foi para a Eletronuclear como Superintendente de Relações Institucionais me levou. Ao todo, prestei serviços durante sete anos. Cada produto bem gerenciado ia levando a mais um. Ao longo destes anos acumulei experiências em gerenciamento de crises, edição de publicações, relações com a imprensa e planejamento de responsabilidade socioambiental. “Tive a oportunidade de durante mais de 10 anos de ser o responsável pela área de relacionamento institucional de Furnas e Eletronuclear e neste período pude contar com o competente apoio da Malu, que conseguiu resultados fantásticos junto à imprensa e a grupos de formadores de opinião. O que eu desejava, e sempre obtinha, era o estabelecimento de canais éticos, transparentes e profissionais através dos quais pudesse fornecer informações, tirar dúvidas e receber críticas e contribuições. Malu cria este ambiente com muita facilidade e muita harmonia”, Luiz Soares, Diretor de Administração da Eletronuclear.

Case CSN

Quando Maria Silvia Bastos Marques assumiu a presidência da CSN, em 96, um dos maiores e mais competitivos complexos siderúrgicos integrados da América Latina, seu objetivo era passar a imagem de uma empresa nova, privatizada, revigorada. Para simbolizar a nova CSN, a presidente criou um concurso para escolha dos novos uniformes dos empregados e eu, a convite da gerente de comunicação, Mariza Louven, fiz o planejamento de comunicação à imprensa. O resultado qualitativo e quantitativo foi bastante superior ao que as duas esperavam tanto que logo depois a CSN terceirizou novamente a comunicação do show do Milton Nascimento na siderúrgica, coroando o Projeto “Vamos dar as mãos”, de união dos colaboradores.

Case Audiência Pública CERJ

O Presidente da CERJ (AMPLA), Marcelo Llevenes, tinha conhecimento de revisões tarifárias caóticas de empresas de energia. Trabalhei por recomendação da CDN, maior agência de comunicação empresarial do país, que tinha contrato de exclusividade com a El Paso e não pôde realizar esta consultoria. Minha missão era coordenar o trabalho de auditoria de opinão dos principais líderes das regiões em que a empresa atua. Mapeadas as percepções, foi feito um relatório com sugestões para melhor relacionamento entre as partes e a audiência pública Audiência Pública da Aneel, em 9/12/2003, transcorreu com 100% de tranqüilidade e objetivos alcançados. A estratégia adotada foi trabalhar para que a empresa assumisse posicionamentos adequados diante da mídia, fazendo a imprensa perceber que a CERJ teve reajuste abaixo da inflação.

Estrategia

Para atingir o objetivo foram levantados os pontos fracos e fortes da empresa, as ameaças e oportunidades, as editorias que cobrem o assunto, assim como os jornalistas encarregados da cobertura da revisão tarifária.

Case Árvore de Natal: sete anos de resultados crescentes

A visibilidade da 11ª edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (BSP) na mídia, em 2011, foi 80% superior à meta estabelecida pelo cliente. Em 2002, quando assumi a comunicação da árvore, aumentei em 70% os resultados obtidos anteriormente pela patrocinadora e consegui visibilidade internacional. Três agências de notícias internacionais confirmaram neste primeiro ano veiculações, entre elas Agência Deutsche Press Agentur (DPA) que envia matérias para 100 países e possui escritórios em Washington, Buenos Aires, Madri e Bangkok. Cerca de mil veículos recebem notícias da DPA. São eles: El Universal (Caracas), Clarim (Argentina), Ambito Financeiro (Argentina), La Razon (Bolívia), Reforma (México) e El Mercúrio (Chile). As matérias foram produzidas em alemão, inglês, espanhol e árabe. Neste ano a arvore ainda nem estava oficialmente no calendário de eventos da Prefeitura. De lá para cá, os resultados foram crescentes ano a ano e tenho aqui gráficos, relatórios e clippings que podem ser um aprendizado interessante para você. Basta me ligar e agendamos uma conversa.

Case Cristo Redentor: nova maravilha

A vitória do Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo moderno foi possível a partir da campanha que incentivou a população a votar no monumento brasileiro. A Shopping de Comunicação, como responsável pela Assessoria de Imprensa das empresas do Grupo Bradesco Seguros e Previdência (Bradesco Saúde, Bradesco Auto/RE e Bradesco Capitalização), atuou de forma intensa e criativa atraindo a mídia espontânea."O trabalho de vocês foi fundamental para nossa vitória", elogiou o Presidente da BSP, Luiz Carlos Trabuco. Um dos destaques do trabalho foi a internacionalização da comunicação, que chegou a ganhar espontaneamente os letreiros da Times Square, em Nova Iorque, além da Revista Time e da BBC, entre outros 400 registros coletados na imprensa estrangeira. Nossa meta era incluí-lo entre os sete mais votados, mas conseguimos entre os três mais graças a um trabalho de equipe, como sempre, planejado e articulado com o marketing do cliente.

Case Congresso Mundial de Petróleo (WPC)

Objetivo:

• Divulgar o evento e minimizar manifestações de ONGs como as que ocorreram
no último WPC, no Canadá.
• Atrair 3.000 delegados, 500 acompanhantes, 350 jornalistas e 250 estudantes.
• Reunir 10 ministros de energia.
• Fazer um evento internacional com representantes de até 90 países, tendo em vista que o de Calgary, em 2000, foi rotulado como local.

Resultados:

• 3.461 delegados inscritos, superando em 15% o número de delegados participantes em Calgary, no Canadá, durante o 16th WPC.
• 630 jornalistas, brasileiros e estrangeiros de aproximadamente 30 países.
• 480 acompanhantes e 200 estudantes.
• Realização da Arena de Responsabilidade Social com 35 ONGs.
• 10 ministros estrangeiros

Case Bradesco: veículo para gerentes do banco

O Linha Direta Gerente, informativo mensal da Bradesco Seguros e Previdência, obteve elevado índice de aprovação de seus leitores: 83% dos entrevistados estão muito satisfeitos com conteúdo da publicação. Com oito páginas e tiragem de 6.000 exemplares, tem como objetivo integrar os Gerentes de todas agências Banco Bradesco à realidade da seguradora, aos produtos e serviços que oferece.

Case Bradesco: Jornal para 27 mil corretores

O Linha Direta Corretor, publicação mensal da Bradesco Seguros e Previdência, tem um alto percentual de aprovação de seus leitores. Segundo pesquisa realizada pela Seguradora, 85% dos corretores entrevistados estão muito satisfeitos com conteúdo do informativo. Com oito páginas e tiragem de 27 mil exemplares, o veículo é o canal de comunicação responsável pela divulgação das informações relevantes para o dia-a-dia dos Corretores, como produtos, atualizações e dicas do mercado. Em setembro de 2008, editei o LD Especial Plano de Bônus.

Mais Artigos...

  • Mensuração de resultados em Marketing: Esplendores do Vaticano, O Mágico de Oz, Tudo por Um Por Star, Kirov, O Rei Leão, Débora Colker, Barbaridade e vários outros.
  • Seis livros escritos para clientes.
  • A Árvore de Natal da Bradesco Seguros, a maior árvore de Natal flutuante do mundo, passa a ser notícia no mundo.
  • Cristo redentor é eleito uma maravilha do mundo moderno com 800 mil votos, o terceiro mais votado.
  • Mais de 130 juízes eleitorais treinados.