Case Grande Prêmio Brasil

O objetivo do Jockey ao contratar uma agência não especializada em esportes era aproveitar a realização de sua maior prova para aproximar novos públicos do clube. A estratégia sugerida de abrir as portas das cocheiras ao público foi o ponto alto da comunicação devido ao seu ineditismo e quebrou um paradigma: as portas passaram a ser abertas sempre. Esta é uma das principais características da Shopping de Comunicação: pensar ações criativas e inovadoras, que levem os clientes a atingir suas metas de transformação. O espaço conquistado em televisão superou em 17,6% o ano anterior. O planejamento que fiz com minha equipe incluiu convite a escolas municipais do bairro para participarem do principal evento do turfe brasileiro e personalidades para elegerem o homem e a mulher mais elegantes.

Case MNP

Na decada de 90, a opinião pública estava sensibilizada pelo início das ações do MST (Movimento dos Sem Terra), que se posicionavam como menos favorecidos. O MNP (Movimento Nacional de Produtores), sediado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, representando 210 entidades ruralistas, entre elas ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Boi Zebu), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), CNA (Confederação Nacional da Agricultura), decidiu fazer um contraponto comunicando duas mensagens-chave: os produtores rurais são favoráveis à reforma agrária porém com base na lei, ordem e paz no campo. Pela Constituição Brasileira, é assegurado o direito de propriedade. A ação mais forte realizada no gerenciamento desta crise foi a articulação de uma carreata com centenas tratores, caminhões de cana, produtores rurais e veículos de trabalho no campo para simbolizar a geração de 18 milhões de emprego com o agronegócio, que representam 30% do PIB no Brasil. Hoje o MST é percebido como um movimento político.

Case Orga Systems

Por indicação da A4, em 2003, comecei a trabalhar com a Orga Systems, empresa alemã líder em sistema de billing em tempo real para Telecom. Após experiências bem-sucedidas de relacionamento com a imprensa, a empresa ampliou a prestação de serviços para organização de eventos comemorativos de premiação dos melhores vendedores, realizados em 2007. Em julho de 2008, coordenei para eles um evento internacional com presença de clientes da Argentina, Chile, Nicarágua e vários países.“Tenho imenso prazer em lhe dar feedback das atividades e organização tendo em consideração os comentários e dos participantes. Toda a parte de organização correu bem, sendo muito elogiados os transportes, segurança e os guias. Os pontos altos foram, para a maioria, o salto da Pedra da Gávea e a festa com a escola de samba, a caipirinha e os retratos”, comentou Patricia Lopes, Diretora Geral da Orga.

Case VIVO

A VIVO, controlada pelos Grupos Portugal Telecom e Telefónica Móviles, é a maior prestadora de serviços de telecomunicações móveis do Hemisfério Sul, com 30 milhões de clientes em todo o Brasil. A empresa é líder no mercado individual e também no segmento corporativo, para o qual fornece soluções por meio da unidade de negócios VIVO Empresas. Liderei o start up da empresa no Rio de Janeiro nos dois primeiros anos, entre 2003 e 2005, contratada pela A4 Comunicacao, que tem a conta nacional da operadora. “Malu trabalha com metas mensuráveis e as persegue com ética e perseverança. Durante estes dois anos fiquei tranqüilo no Rio de Janeiro e pude me focar em estados e clientes mais problemáticos”, elogia Paulo Figueiredo, sócio-diretor A4 Comunicação.

Case CSN

Quando Maria Silvia Bastos Marques assumiu a presidência da CSN, em 96, um dos maiores e mais competitivos complexos siderúrgicos integrados da América Latina, seu objetivo era passar a imagem de uma empresa nova, privatizada, revigorada. Para simbolizar a nova CSN, a presidente criou um concurso para escolha dos novos uniformes dos empregados e eu, a convite da gerente de comunicação, Mariza Louven, fiz o planejamento de comunicação à imprensa. O resultado qualitativo e quantitativo foi bastante superior ao que as duas esperavam tanto que logo depois a CSN terceirizou novamente a comunicação do show do Milton Nascimento na siderúrgica, coroando o Projeto “Vamos dar as mãos”, de união dos colaboradores.

Case Audiência Pública CERJ

O Presidente da CERJ (AMPLA), Marcelo Llevenes, tinha conhecimento de revisões tarifárias caóticas de empresas de energia. Trabalhei por recomendação da CDN, maior agência de comunicação empresarial do país, que tinha contrato de exclusividade com a El Paso e não pôde realizar esta consultoria. Minha missão era coordenar o trabalho de auditoria de opinão dos principais líderes das regiões em que a empresa atua. Mapeadas as percepções, foi feito um relatório com sugestões para melhor relacionamento entre as partes e a audiência pública Audiência Pública da Aneel, em 9/12/2003, transcorreu com 100% de tranqüilidade e objetivos alcançados. A estratégia adotada foi trabalhar para que a empresa assumisse posicionamentos adequados diante da mídia, fazendo a imprensa perceber que a CERJ teve reajuste abaixo da inflação.

Estrategia

Para atingir o objetivo foram levantados os pontos fracos e fortes da empresa, as ameaças e oportunidades, as editorias que cobrem o assunto, assim como os jornalistas encarregados da cobertura da revisão tarifária.

Case Cristo Redentor: nova maravilha

A vitória do Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo moderno foi possível a partir da campanha que incentivou a população a votar no monumento brasileiro. A Shopping de Comunicação, como responsável pela Assessoria de Imprensa das empresas do Grupo Bradesco Seguros e Previdência (Bradesco Saúde, Bradesco Auto/RE e Bradesco Capitalização), atuou de forma intensa e criativa atraindo a mídia espontânea."O trabalho de vocês foi fundamental para nossa vitória", elogiou o Presidente da BSP, Luiz Carlos Trabuco. Um dos destaques do trabalho foi a internacionalização da comunicação, que chegou a ganhar espontaneamente os letreiros da Times Square, em Nova Iorque, além da Revista Time e da BBC, entre outros 400 registros coletados na imprensa estrangeira. Nossa meta era incluí-lo entre os sete mais votados, mas conseguimos entre os três mais graças a um trabalho de equipe, como sempre, planejado e articulado com o marketing do cliente.

Case Congresso Mundial de Petróleo (WPC)

Objetivo:

• Divulgar o evento e minimizar manifestações de ONGs como as que ocorreram
no último WPC, no Canadá.
• Atrair 3.000 delegados, 500 acompanhantes, 350 jornalistas e 250 estudantes.
• Reunir 10 ministros de energia.
• Fazer um evento internacional com representantes de até 90 países, tendo em vista que o de Calgary, em 2000, foi rotulado como local.

Resultados:

• 3.461 delegados inscritos, superando em 15% o número de delegados participantes em Calgary, no Canadá, durante o 16th WPC.
• 630 jornalistas, brasileiros e estrangeiros de aproximadamente 30 países.
• 480 acompanhantes e 200 estudantes.
• Realização da Arena de Responsabilidade Social com 35 ONGs.
• 10 ministros estrangeiros

Case Bradesco: veículo para gerentes do banco

O Linha Direta Gerente, informativo mensal da Bradesco Seguros e Previdência, obteve elevado índice de aprovação de seus leitores: 83% dos entrevistados estão muito satisfeitos com conteúdo da publicação. Com oito páginas e tiragem de 6.000 exemplares, tem como objetivo integrar os Gerentes de todas agências Banco Bradesco à realidade da seguradora, aos produtos e serviços que oferece.

Case Bradesco: Jornal para 27 mil corretores

O Linha Direta Corretor, publicação mensal da Bradesco Seguros e Previdência, tem um alto percentual de aprovação de seus leitores. Segundo pesquisa realizada pela Seguradora, 85% dos corretores entrevistados estão muito satisfeitos com conteúdo do informativo. Com oito páginas e tiragem de 27 mil exemplares, o veículo é o canal de comunicação responsável pela divulgação das informações relevantes para o dia-a-dia dos Corretores, como produtos, atualizações e dicas do mercado. Em setembro de 2008, editei o LD Especial Plano de Bônus.

Mais Artigos...

  • Mensuração de resultados em Marketing: Esplendores do Vaticano, O Mágico de Oz, Tudo por Um Por Star, Kirov, O Rei Leão, Débora Colker, Barbaridade e vários outros.
  • A Árvore de Natal da Bradesco Seguros, a maior árvore de Natal flutuante do mundo, passa a ser notícia no mundo.
  • Seis livros escritos para clientes.
  • Cristo redentor é eleito uma maravilha do mundo moderno com 800 mil votos, o terceiro mais votado.
  • Mais de 130 juízes eleitorais treinados.