Tendências em Marketing Digital em 2022

Vídeos curtos, podcasts e outras tendências em marketing digital. Existem as empresas que estão buscando caminhos no marketing digital e as que estarão mortas em um futuro próximo.

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Isso não significa que irão morrer em 2022 ou 2023 mas quer dizer que não vão muito longe. Algumas tendências:

Vídeos curtos

Continuarão fortes como tendência em marketing digital. Nós aqui no time SDC raramente vemos vídeos de mais de um minuto, a não ser que nos interesse muito. Precisamos ser capazes de produzir conteúdo de qualidade em menos tempo. Menos é mais.

A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques. Um cliente nos pediu recentemente um vídeo com cinco minutos mas não era para veicular. Tinha outros propósitos.

Podcasts

Este é o ano deles. As pessoas estão ouvindo podcasts passeando com os cachorros ou fazendo suas caminhadas matinais. Já reparou? Elas querem conteúdo que não encontram mais nas grandes mídias, abertas ou fechadas. Estes conteúdos serão cada vez mais para nichos e comunidades e cada vez menos para falar genericamente com todos.

Ou seja, quem quer se comunicar com todos não dialoga com ninguém. Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização.

Antes tínhamos que ouvir aquele programa de rádio na hora que os veículos queriam, lembra? Agora não!

Ritmo menos alucinado de produção de conteúdo

Depois do slow food e outros slow, vem aí a era do slow content com conteúdos menos perecíveis. Ninguém está dando conta de acompanhar constantemente tantos grupos de whats, Google Alerts, stories, mensagens recebidas por Listas de Transmissão, etc.

Nesta época de excessos de publicações, esta tendência de colocar um pé no freio é boa tanto para quem produz quanto para quem consome. Que tal um post por semana e aí termos tempo de compartilhar algo mais reflexivo em nossos blogs?

Marketing de Conteúdo

Como diz um parceiro nosso que mora na Europa e trabalha há muitos anos na área: marketing é marketing. Digital é apenas um meio. Materiais educativos têm valor na era do life long learning.

Marketing de Influência

Dados do Instagram revelam que 87% dos usuários se inspiram em um influenciador antes de efetuar uma compra mas também se inspiram nos “mortais” por isso as empresas têm estimulado que seus funcionários postem. Atualmente, eles são seus melhores vendedores.

As empresas estão loucas para surfar em pautas raciais e LGBTQIA+. Não há mais espaço para preconceitos! Outro dia escrevemos mais sobre outras tendências que têm a ver com quem somos e com o que a gente faz na SDC, ok? Acompanhe nossas redes!

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