Site das Lojas Renner volta ao ar após 48 horas

O site oficial da Lojas Renner ficou indisponível por 48h desde a tarde de 19 de agosto, devido a um ataque de sequestro digital através de uma infecção com ransomware, um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Este “vírus sequestrador” age de forma codificada, lendo os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não consiga mais acessá-lo.


A empresa negou pagar o resgate no valor de US$ 1 bilhão para liberação do site, cerca de R$ 5,4 milhões de reais. Ainda não há confirmação de qual ransomware foi usado, mas especialistas apontam que pode se tratar do Defray777, que se baseia em linhas de código do Linux para enumerar e criptografar pastas.

A empresa foi rápida na divulgação de uma resposta. “Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já reestabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados.

Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas.” Esta é uma das primeiras técnicas de gerenciamento de crises, uma das áreas em que atuamos na Shopping de Comunicação.


Por maior e melhor que seja uma empresa, é impossível que não aconteça algum momento de tensão. Porém, em alguns casos – inclusive este – a turbulência é imprevisível, por isso, estar preparado é fundamental para evitar comprometimentos na imagem da organização.


A Renner não se pronunciou em suas redes sociais sobre o ataque cibernético, apenas uma mensagem em seu site oficial dizendo que está com uma indisponibilidade no sistema e que está trabalhando para voltar ao normal. Acompanharemos o caso porque sempre há aprendizados que podem ser úteis em treinamentos aos clientes.

O assunto foi notícia em todos os principais veículos de mídia brasileiros: UOL, G1, Zero Hora, Exame e Estadão, entre outros.
Estratégia, relacionamento com a imprensa, monitoramento de mídias sociais e clipping são essenciais para um bom gerenciamento de crise. Não se trata de zerar problemas e sim de minimizar o impacto da crise.

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